quarta-feira, 27 de março de 2013

10 dicas para curtir a Páscoa sem culpa!



Quem se preocupa em manter a forma ou está seguindo uma dieta para perder peso pode se ver em apuros na época da Páscoa. Como resistir à tentação dos chocolates, bombons, trufas e todas as outras guloseimas que aparecem nessa época do ano? Será que para manter a forma é preciso abrir mão dos deliciosos chocolates que já fazem parte da tradição? 

A nutricionista Brunna Reis explica que é possível aproveitar a Páscoa sem culpa, comendo de tudo e sem sair de forma. “O segredo é ponderar. Comer tudo em pequena quantidade”.

O chocolate é um doce perfeito pela combinação do amargo do cacau, com a manteiga, leite e açúcar. Aumenta a produção de serotonina, substância responsável pelo nosso bem-estar; possui fitoquímicos, antioxidantes que diminuem doenças cardiovasculares e câncer. Também faz bem para a pele, previne o Alzheimer, estimula o Sistema Nervoso Central, o Sistema Respiratório e os músculos cardíacos e ainda pode ser afrodisíaco.



Ao contrário do que muitos afirmam, não causa espinha e nem enxaqueca. Por isso, Brunna orienta que não é preciso ser radical, cortando totalmente o chocolate da alimentação. É só ponderar o consumo. O ideal é manter um equilíbrio, não abandonar de vez a alimentação saudável. 

Veja abaixo 10 dicas para saborear as delícias da Páscoa sem peso nem culpa, e fique tranquilo para curtir bastante esses dias com sua família!


  1. Intensifique o seu programa de atividade física. As aulas de aeróbica podem ser uma boa pedida.
  2. No almoço escolha pratos leves como o bacalhau com legumes ao invés de massas e gorduras.
  3. Para diminuir a vontade de chocolate, corte drasticamente o sal das refeições e de todos os alimentos.
  4. Não substitua uma refeição por uma quantidade maior do chocolate. Não pense apenas em equilibrar calorias porque o seu corpo precisa de nutrientes. De nada adiantará, pois o excesso de açúcares e gorduras irá ser acumulado na forma de gordura, mesmo dentro da quantidade calórica calculada para a refeição.
  5. A maneira certa de saborear chocolate é morder pequenos pedaços por vez e deixá-los derreter na boa pelo máximo de tempo que conseguir. Você vai sentir muito mais o sabor e se sentir saciado mais rápido.
  6. Redobre o cuidado nas reuniões de família, onde na maioria das vezes existem mesas fartas de sobremesas.
  7. Vale lembrar que a maioria dos chocolates contêm muito açúcar e gordura (manteiga de cacau e leite gordo). Prefira aqueles que têm maior teor de cacau, e consequentemente têm menos gordura.
  8. O chocolate meio amargo é menos calórico que o chocolate ao leite.
  9. Divida o chocolate com familiares ou amigos. Se essa ideia não lhe agradar, fracione o consumo. Ou seja, consuma seu chocolate em pequenas porções por dia, entre 30 a 40 gramas por dia (equivalente a 3 a 4 quadradinhos da barra comum).
  10. Cuidado com as colombas pascoais. Esse bolinho inofensivo é tão calórico quanto o chocolate. Uma fatia da colomba de frutas tem aproximadamente 276 calorias e 10 gramas de gordura!


Brunna Reis| Nutricionista Funcional | CRN: 26608


Clínica Nutricentro: www.nutricentro.com.br | F: (11) 2293-6559 Dietas Delivery: www.dietasdelivery.com.br | F: (11) 3333-1400
Atendimento domiciliar: F: (11) 99156-2181 | E-mail:brunna.nutri@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...