quinta-feira, 14 de março de 2013

Fique atento à saúde dos seus rins


“Pare de agredir seu rim” é a campanha realizada este ano pela Sociedade Brasileira de Nefrologia no Dia Mundial do Rim, comemorado este ano em 14 de março, alertando para a prevenção da doença renal crônica e a importância de um diagnóstico precoce.

Pessoas com pressão alta, diabetes e obesidade são sérias candidatas a terem problemas renais. Casos da doença na família, ter mais de 50 anos e usar remédios sem orientação médica ampliam assustadoramente este risco. Adotar atitudes saudáveis como beber água, reduzir o sal na comida, perder peso e fazer exercício físico ajudam a manter o bom funcionamento renal.

Os rins são órgãos vitais responsáveis pela filtragem do sangue no corpo, eliminando toxinas e os excessos como água, sal, entre outras substâncias, que são então eliminadas pela urina. Também regulam a produção de glóbulos vermelhos e ajudam no controle da pressão sanguínea. São dois órgãos pequenos, medindo cerca de 10 cm, mas que funcionam como potentes filtros do nosso sangue: filtram 12 vezes todo o volume do nosso sangue por hora.

A doença renal crônica é a principal causa da perda das funções renais e sua incidência aumenta 8% ao ano do Brasil, onde cerca de 10 milhões de pessoas já possuem algum comprometimento renal. O mais grave é que a maioria só descobre que tem o problema quando suas funções renais já estão totalmente comprometidas, dificultando o muito o tratamento. Em estágio avançado, o paciente necessita realizar a diálise, um tratamento delicado e invasivo, que tem uma taxa de mortalidade de 17% dos pacientes ao ano no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Outra solução é o transplante, que conta com 32.000 pacientes na fila de espera atualmente no Brasil.

O diagnóstico precoce permite que o tratamento seja iniciado logo, retardando o avanço da doença. A doença renal crônica pode ser facilmente diagnosticada por meio de exame de sangue e urina.

Inchaço no corpo, dor na região lombar e sangue na urina são alguns dos sinais de alerta para o paciente procurar um médico para avaliar se tem algum problema renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...