terça-feira, 5 de março de 2013

Riscos de Benefícios da pílula anticoncepcional


Como já abordamos no último post, o uso do anticoncepcional deve ser sempre feito com acompanhamento médico, não importando a idade da paciente. Isso porque a pílula pode oferecer riscos à saúde para algumas mulheres que tenham histórico de problemas circulatórios ou que sejam fumantes. Neste caso, o médico vai avaliar os riscos e benefícios e orientar a mulher quanto ao melhor método contraceptivo para o seu caso.

Veja mais algumas informações importantes sobre o uso do anticoncepcional.


Efeitos colaterais:

Para 84% das usuárias, determinadas pílulas anticoncepcionais podem causar reações indesejadas como aumento de peso (45%), enjoo (31%) e dores de cabeça (29%). Nestes casos, é muito importante uma nova consulta com o médico, que prescreverá outra medicação contraceptiva que não apresente estes efeitos, de acordo com o perfil da paciente.


José Mendes Aldrighi, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa orienta também que, antes de qualquer tipo de cirurgia, mesmo que seja uma simples extração do dente do siso, a mulher suspenda o uso da pílula quatro semanas antes da intervenção e só retome o uso quatro semanas depois.


Benefícios do anticoncepcional:

Apesar destes cuidados, a pílula anticoncepcional também traz muitos benefícios. Além de ser um método contraceptivo muito seguro, seu uso ajuda a prevenir a endometriose, grande causa de infertilidade entre as mulheres. Quem toma pílula também tem menos incidência de câncer de útero e de miomas. Estudos indicam ainda que o uso deste medicamento é benéfico para a pele e o cabelo, pois contribui para reduzir a oleosidade.

Mas lembre-se sempre de consultar seu médico e fazer um acompanhamento periódico, indo ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...