segunda-feira, 4 de março de 2013

O coração da mulher também precisa de cuidados


Você sabia que o coração das mulheres é muito mais vulnerável a um infarto do que o dos homens?

As mulheres conquistaram inúmeras vitórias nas últimas décadas, especialmente com maior igualdade no mercado de trabalho, assumindo cargos de liderança, usando todo o seu talento e sensibilidade para grandes realizações na carreira profissional. Tudo isso sem abrir mão de se realizar na vida pessoal e familiar. Haja fibra para tantas responsabilidades, e elas deram conta do recado muito bem! Mas isso também trouxe uma maior exposição a fatores de risco para a saúde cardíaca, como uma rotina bem mais estressante, seguida de má alimentação e sedentarismo. 

Atualmente, as mulheres morrem seis vezes mais de infarto do que em decorrência do câncer de mama. Isso porque, no sexo feminino, muitas vezes os sinais de uma doença cardíaca são desconhecidos e silenciosos: em 70% dos casos de infarto, elas apresentam sintomas discretos que são confundidos com problemas como dores nas costas, falta de ar, náuseas e queimação no estômago. Nos homens esses sintomas costumam ser mais intensos.

O resultado é que as mulheres têm sofrido mais com problemas cardíacos do que em décadas anteriores. Cerca de 60 anos atrás, a cada 100 homens que morriam por problemas cardíacos havia 10 mulheres na mesma situação. Hoje, essa relação já é de 100 óbitos masculinos para 50 femininos. Acredita-se que, em torno de 15 anos, esta relação será a mesma para ambos os sexos.

Apesar de os homens ainda morrerem mais de doenças cardíacas do que as mulheres, o coração delas é mais vulnerável: a chance de uma mulher resistir a um infarto é em média 50% menor em relação aos homens. 

Por tudo isso, é muito importante que as mulheres estejam atentas ao seu coração. Que no meio da correria do trabalho, dos cuidados com os filhos, da dupla ou tripla jornada trabalhando, estudando, cuidando da casa, das crianças, as mulheres priorizem cuidar da sua saúde. Cuide da sua alimentação, pratique exercícios, faça atividades prazerosas para desestressar e visite o cardiologista periodicamente. Para assim poder usufruir com saúde de todas as suas grandes conquistas. Você merece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...