Durante o inverno muitas pessoas têm dificuldade em acordar cedo. O clima frio é uma forte tentação para apertar a função soneca do despertador e daí para perder a hora é um passo. O problema pode se agravar depois de uma temporada de férias ou após feriados prolongados.
Quando o ciclo vicioso de dormir tarde e acordar tarde se instala, pode haver prejuízos à rotina: a pessoa pode até começar a faltar ou chegar atrasada a compromissos importantes, passa o dia com muita sonolência e tem uma queda significativa da produtividade no trabalho ou na escola.
Convencer o relógio biológico a se adaptar a novos horários não é fácil, mas com um pouco de disciplina e persistência é possível retomar a rotina e a qualidade de vida! Confira algumas dicas para ter sucesso e acordar cedo no inverno:
- A reeducação do relógio biológico é um processo que precisa ser feito lentamente, para mudança de hábitos efetiva. Comece devagar: nos primeiros dias comece a levantar 15 a 30 minutos mais cedo. Nas semanas seguintes, outros 15 minutos e assim sucessivamente, até conseguir se levantar na hora que pretende.
- A melhor sugestão para não cair novamente no ciclo vicioso é ir se deitar mais cedo. Se nas primeiras noites tiver dificuldade em adormecer, aproveite para ler um livro apenas com a luz do abajur. Se estiver realmente cansado, vai adormecer mais depressa do que imagina!
- Controle os estímulos: televisão, excesso de luminosidade, computador, internet, videogame e exercícios físicos devem ser evitados à noite, pelo menos algumas horas antes de ir deitar.
- Evite alimentos estimulantes à noite. Café, refrigerante a base de cola ou guaraná e chás com cafeína (chá verde, chá mate, chá preto, etc) devem ser cortados algumas horas antes de dormir. Aproveite o clima frio e beba uma bebida quente como um chá de camomila ou erva-cidreira, por exemplo, para relaxar.
- Altere o toque do seu despertador para uma música agradável para tornar o momento de acordar mais prazeroso.
- Coloque o despertador longe da cama. Sim, este é um velho truque que funciona! Se estiver longe da cama, terá que se levantar para desligá-lo. Aí é só resistir ao impulso de voltar a deitar. Nada de apertar a função soneca ou reprogramar o despertador para mais tarde.
- Agasalhe-se: a sensação de preguiça no frio é natural porque seu corpo reconhece a queda da temperatura e quer ficar parado para manter o calor. Durma bem agasalhado e ao acordar vista logo uma roupa que mantenha seu corpo aquecido. Assim você “engana” a preguiça e tem tudo para ter um ótimo dia pela frente.
- Saia do quarto assim que desligar o despertador. Resista ao impulso de voltar para a cama! Lave o rosto com água fresca e passe um cafezinho para ajudar a acordar. Pronto, de pé para aproveitar mais um dia!
Adorei as dicas, mas esse outono em SC está demais de rigoroso! Hoje acordamos com -2 ºC! Quase impossível levantar da cama!
ResponderExcluir