segunda-feira, 1 de julho de 2013

A influência do frio e outras curiosidades sobre gripes e resfriados



Influência do frio


Os vírus que causam a gripe são chamados de vírus influenza. A origem desse nome é interessante e se encontra em tempos antigos. Ainda não se conhecia a causa da doença, mas na Itália começou a se perceber que havia uma relação entre as epidemias de gripe e a chegada do inverno. Os italianos começaram a dizer que a gripe era "influenza di freddo", ou seja, influência do frio. A partir dessa expressão, se originou o nome "influenza" dado ao vírus da gripe.Nos países de língua inglesa, o nome foi reduzido apenas para "flu".


No século XX, foram registrados três episódios de pandemia. O mais grave e mais famoso foi a gripe espanhola em 1918 e 1919. Em 1957, ocorreu a gripe asiática e em 1968, a gripe de Hong Kong. Tudo leva a crer que a humanidade não está livre dessas pandemias.


Saúde!


No século XX, foram registrados três episódios de pandemia. O mais grave e mais famoso foi a gripe
espanhola em 1918 e 1919. Durante essa grave pandemia que ocorreu entre 1918 e 1919, as pessoas criaram o hábito de dizer “saúde” para quem espirrava. A saudação expressava o voto de que ela não fosse infectada pelo vírus de uma gripe que matou tanta gente. O costume persistiu ao longo das décadas e ainda permanece na população brasileira. Quando alguém espirra alguém logo diz: Saúde!


Curiosidades sobre a transmissão do vírus gripe:


  • Apesar das gripes e resfriados terem maior incidência nos meses mais frios do ano, o problema não é exatamente o frio, pois estas doenças são virais. Acontece que, quando as temperatura ficam baixas, as pessoas costumam ficar aglomeradas em ambientes fechados. É justamente a proximidade entre as pessoas durante o frio que facilita a transmissão do vírus. Portanto, o frio não é causa da gripe, mas cria condições que favorecem a sua transmissão. 
  • Quando as pessoas tossem, espirram, ou falam muito perto umas das outras em lugares pouco ventilados, criam-se as condições ideias para transmissão de gripes e resfriados.
  • Uma proximidade menor que cerca de 90 cm possibilita a transmissão do vírus pela tosse ou pelo espirro.


O perigo nas mãos



  • Quando uma pessoa gripada ou resfriada chega em uma reunião social, o costume é afastar o rosto para não ser beijada e oferecer apenas mão para cumprimentar. A intenção é boa, mas o gesto não funciona muito para evitar a transmissão do vírus. Isso porque a mão é um poderoso veículo de transmissão, não apenas dos vírus de gripes e resfriados, mas de várias outras doenças infecciosas. 
  • Quando uma pessoa assoa o nariz ou leva a mão à boca para tossir, por exemplo, já contaminou as mãos. A não ser que elas sejam lavadas cuidadosamente cada vez que a pessoa assoa o nariz, o vírus fica viável durante algum tempo e passará no aperto de mão para outra pessoa que, sem querer, num simples gesto de levar a mão à boca ou ao nariz já estará se contaminando.
  • Há outro hábito cuidadoso que deveria ser sempre respeitado. Ao tossir ou espirrar, a pessoa deveria  fastar-se e cobrir a boca e o nariz com um lenço para evitar a disseminação do vírus entre os presentes.
  • O vírus da gripe pode permanecer vivo por até oito horas sobre superfícies, mas é eliminado em contato com o sabonete ou álcool durante a higiene das mãos!


Um comentário:

  1. Estou aqui para vos falar de um remédio natural que é
    que lhe faz pensar porque é que o seu médico não lhe disse
    sobre isso. Então, por outro lado, é bastante óbvio
    porque é que o seu médico não o fez, porque essa não é a sua função, é
    isso? Mas, a sério, promete-me que não vais ficar muito zangado
    com o seu profissional de saúde, não é realmente a sua
    falha. Eles só podem praticar o que lhes é dito
    Quando a sua saúde está em risco, não há tempo para o Tom
    tolice, tem de se chegar à causa e cortar
    no início. Por isso, tem sofrido de gota dolorosa
    ataques? Bem, permita-me que lhe dê um novo
    perspectiva sobre a solução para as pragas que em tempos vos causei no vosso sapato até o meu amigo universitário me apresentar ao centro de ervas Dr Itua que cura o meu hiv/herpes depois de o ter bebido durante duas semanas, como instruído, o Dr Itua é um médico de ervas de África que tem o poder natural de curar as seguintes doenças: Herpes,Hiv,Hepatite B,Fibróide,Esquizofrenia,Cancro,Escoliose,Fibromialgia,Síndrome de Toxicidade Fluoroquinolona Fibrodisplasia Ossificans Progressiva. Fatal Fatal Fator de Insónia Familiar V Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Desmoplásico,Diabetes,Doença Celíaca,Doença de Creutzfeldt-Jakob,Angiopatia Amilóide Cerebral,Ataxia,Artrite,Esclerose Lateral Amiotrófica,Doença de Alzheimer,Carcinoma Adrenocortical.Asma,Alérgica
    Como o Dr. Itua me garante que todas as doenças abaixo mencionadas garantem uma cura 100% permanente para todas estas doenças, acredito tanto no Dr. Itua porque ele me ajuda a curar o meu hiv/ herpes que tem sido o meu fardo na vida, por isso prometi ao Dr. Itua que testemunharei sobre o seu trabalho online depois de me curar e é isso que estou a fazer aqui, por isso, por favor, se sofre destas doenças não hesite em escrever ao Dr. Itua Herbal Center por e-mail: drituaherbalcenter@gmail.com ou fale com ele sobre o quesapp: +2348149277967.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...