quarta-feira, 3 de julho de 2013

Como cuidar dos lábios, pele, unhas e cabelos durante o inverno

Foto: Reprodução

Com a chegada do inverno, nosso corpo sofre com a exposição a temperaturas mais baixas, e o resultado pode ser desastroso: lábios rachados, pele ressecada, couro cabeludo descamando e unhas quebradiças. Confira abaixo algumas dicas simples para driblar esses problemas causados pelo frio.


Ë  Pele seca:


Frio, vento e baixa umidade do ar diminuem a hidratação natural da pele, deixando-a mais ressecada e sensível. A pele seca pode causar coceira e descamação, e aparência áspera e esbranquiçada em regiões como pés, joelhos, cotovelos e pernas. 

Ø   Portanto, beber muita água e passar um bom hidratante diariamente é fundamental durante todo o inverno.

Ø   Água muito quente durante o banho resseca a pele, pois remove sua proteção natural, o manto hidrolipídico. Evitando banhos quentes e demorados, além de uma atitude sustentável, você ainda faz bem para sua pele!

Ø   Evitar o uso excessivo de sabonetes, e para uma hidratação extra, use um óleo hidratante corporal durante ou ao final do banho, com a pele ainda úmida.

Ø   Todos os tipos de pele precisam de hidratação, até a pele oleosa, a diferença é a escolha certa do produto a ser utilizado.


Ë Unhas quebradiças


Unhas e cutículas costumam ficar desidratadas quando a temperatura cai, com quebra e descamação. 

Ø   Passe hidratante na ponta dos dedos e faça uma pequena massagem na região para o produto ser bem absorvido.

Ø   Antes de pintar as unhas, aplique um fortalecedor de unhas com agentes hidratantes. 


Ë  Lábios rachados


Foto: Reprodução
A pele fina dos lábios é muito sensível porque está em uma área de transição entre a pele e a mucosa interna da boca. Os lábios também não possuem glândulas sebáceas que produzem a nossa hidratação natural. Por isso ressecam facilmente, com o frio do inverno ou com o ar seco do verão.

Ø   Para prevenir o ressecamento, beba bastante água e mantenha os lábios protegidos com um batom hidratante ou protetor labial.


Ø   Lábios ressecados não tratados podem resultar em rachaduras muito doloridas, que podem resultar em inflamações. Então o ideal é usar uma proteção labial hidratante todos os dias como prevenção.

Ø   Nunca esfolie os lábios caso a pele esteja soltando, pois irá agredir ainda mais a área afetada.

Ø   Dermatologistas também recomendam o uso da pomada Bepantol, que tem como princípio ativo o Dexpantenol (pró-vitamina B5). O protudo tem alto poder hidratante que forma uma barreira protetora na pele, evitando a perda de água e diminuindo o contato direto do ar frio do inverno (ou quente do verão) e seco.  Como não tem cheiro nem cor, a pomada pode ser usada inclusive por homens. As mulheres podem aplicar um batom por cima para fixar mais a proteção hidratante. O produto pode ser aplicado duas vezes ao dia com a ponta dos dedos em todo o lábio.

Ø   Se a lesão labial não melhorar em três dias e apresentar sintomas como sangramento persistente, inchaço e vermelhidão, procure um dermatologista que prescreverá o tratamento adequado.


Ë Dermatite seborreica


Procure sempre lavar os fios com água morna, enxaguando muito bem. Banhos quentes e prolongados estimulam as glândulas sebáceas do couro cabeludo a produzirem oleosidade em excesso. 

Ø   O excesso de oleosidade pode facilitar a presença de fungos que causam inflamação, coceira e descamação do couro cabeludo. Neste caso, consulte um dermatologista que poderá prescrever loções e cremes específicos para combater a dermatite seborreica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...