segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mutirão de saúde marca dia do homem em São Paulo


Homens precisam ir mais ao médico
Para comemorar o Dia do Homem, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) faz hoje (15) e amanhã (16) um mutirão de saúde na Estação Sé do metrô, em São Paulo. Estão sendo feitos gratuitamente exames de glicemia, índice de massa corpórea, peso, pressão arterial, além de orientações sobre os cuidados básicos com a saúde e a prevenção de doenças. Os homens também são orientados a fazer anualmente exames de próstata e de contagem dos níveis de testosterona.

De acordo com uma pesquisa com 5 mil homens feita pela SBU para saber sobre o cuidado com a saúde, 44% não costumam ir ao urologista, 47% nunca fizeram o exame para detectar o câncer de próstata, 30% fizeram o exame apenas uma vez e 23% fizeram anualmente. O estudo da entidade mostra ainda que 51% dos entrevistados nunca fizeram exame para avaliar os níveis de testosterona, 22% fizeram uma vez, 15% fazem anualmente e 12% fizeram mais de uma vez. Quando perguntados sobre a andropausa, 63% desconheciam do que se tratava.


Segundo o diretor da SBU, Pedro Cortado, o ideal é que o homem vá ao médico uma vez por ano, a não ser que passe a ter algum tipo de sintoma específico. O exame da próstata deve ser feito a partir dos 45 anos de idade, ou a partir dos 40 quando quando há um histórico familiar onde o pai, irmão ou tio tiveram um câncer de próstata. Cortado ressalta que, apesar de ainda haver preconceito em relação ao exame da próstata, melhorou o nível de conhecimento sobre a doença.

Quanto à questão da diminuição da testosterona no homem, também é necessário maior divulgação. “A partir da terceira idade, já há um decréscimo das taxas desse hormônio masculino, o que pode causar sintomas como fraqueza muscular, cansaço excessivo, amnésia, falta de memória, quadros compatíveis com a idade, mas que se estivem ligados a essa baixa podem ser corrigidos com hormônios sintéticos”, disse.


Saúde Masculina

A cada três mortes de adultos, duas são de homens. Com uma perspectiva de vida menor, cerca de sete anos e meio a menos que as mulheres, os homens sofrem mais de infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Pneumonia, cirrose e diabetes também estão entre as principais doenças adquiridas por indivíduos do sexo masculino.

Cortado ressalta a importância de campanhas públicas para estimular o homem ir ao urologista. “Com as mulheres há 30 anos foram feitas campanhas e hoje todas procuram seu ginecologista para fazer exames de rotina. O homem não tem esse conceito ainda, pois espera ter algum sintoma para procurar o médico”. Segundo ele, o exame da próstata feito por meio do toque retal ainda é enfrentado com resistência. “É preciso criar um conceito de rotina para os exames do homem”, ressaltou.

O exame é importante para diagnóstico precoce do câncer de próstata, que se descoberto no início tem mais chances de cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é uma das causas mais frequentes de mortes, com o crescimento de 120% nos últimos 34 anos. 


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...