terça-feira, 28 de maio de 2013

5 receitas caseiras para aliviar os sintomas da gripe


Com a chegada do frio, aumentam as doenças respiratórias causadas por vírus, como as gripes e resfriados. Antigripais ajudam a aliviar o desconforto, mas devem ser usados com cuidado e moderação. Por isso, receitas caseiras também são uma opção para amenizar sintomas como tosse, dores de garganta e dores de cabeça, evitando assim o uso excessivo de medicamentos enquanto o organismo está se recuperando.

Confira abaixo cinco receitas que ajudam a diminuir o mal-estar de gripes e resfriados. Mas lembre-se, se os sintomas persistirem, ou se houver febre alta e prostração, procure um médico, que vai prescrever a medicação adequada.


1) Leite queimado:


Para diminuir a tosse: em uma panela, aqueça uma colher de sopa de açúcar em fogo médio até ficar dourado e caramelizar. Acrescente um copo de leite, misture bem e deixe esquentar. Retire do fogo e beba em seguida. Segundo a Dra. Ana Escobar, médica pediatra e consultora do programa Bem-Estar, essa receita ajuda muito a aliviar a tosse seca e irritativa que surge durante alguns resfriados.

2) Chá de alho com limão: 

Em uma xícara, coloque 1 dente de alho grande cortado no meio, suco de 1 limão pequeno, 200ml de água fervendo e 2 colheres de mel. Junte tudo numa xícara e deixe um pratinho em cima da mesma por 3 minutos. Depois, pode tomar. Se quiser, pode colocar açúcar a gosto. É ótimo para os primeiros dias de gripe: o alho melhora a circulação e fortalece o sistema imunológico.

3) Chá de limão com mel

Uma alternativa para quem não suporta alho: em uma xícara, misture suco de 1 limão, 200ml de água fervendo e 2 colheres de mel (se necessário, adoce a gosto com mais açúcar). Tome em seguida.
O mel que é um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.

4) Limonada Suíça:

Outra receita que ajuda a melhorar os sintomas da gripe é a limonada suíça: lave bem 3 limões inteiros e corte-os em quatro pedaços, com casca e tudo. Cubra com água e bata no liquidificador. Coe, adoce à vontade e beba imediatamente após o preparo. Você pode tomar um copo todos os dias: a limonada hidrata e é rica em vitamina C, importantes para a recuperação durante uma gripe ou resfriado. A limonada é uma opção para quem não gosta de chás ou para os dias quentes.

5) Compressa com água e álcool:

Para aliviar a dor de garganta, misture meio copo de água com meio copo de álcool. Embeba chumaços de algodão nessa mistura, embrulhe os chumaços molhados em um lenço e enrole ao redor do pescoço. De acordo com a Dra. Ana Escobar, o calor causado pela compressa em contato com a pele é que traz uma uma sensação de alívio e conforto na garganta.

Mas nunca é demais lembrar, pequenas receitas caseiras ajudam a aliviar os sintomas mas não fazem milagre. Se os sintomas persistirem, procure um médico!


13 comentários:

  1. eu quero saber se tem alguma receita caseira para mal estar como enjoo dor de cabeça etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chá de gengibre é ótimo contra enjôos.

      Excluir
  2. eu quero saber se tem alguma receita caseira para mal estar como enjoo dor de cabeça etc

    ResponderExcluir
  3. eu quero saber quem é que transa nessa porra!

    ResponderExcluir
  4. AMEI TUDO DE BOM MINHA FAMILIA ADOROU E GRIPE NUNCA MAIS LUARA FERNANDES 2O DE AGOSTO DE 2015 AS 20;20

    ResponderExcluir
  5. AMEI TUDO DE BOM MINHA FAMILIA ADOROU E GRIPE NUNCA MAIS LUARA FERNANDES 2O DE AGOSTO DE 2015 AS 20;20

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...