quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dupla Olho e Colírio alerta sobre o glaucoma na Avenida Paulista

Imagem: Divulgação

Quem estiver andando pela Avenida Paulista entre 20 e 24 de maio pode se deparar com uma dupla de personagens bem divertida: Olho e Colírio. Os atores conduzem performances de interação com a população para alertar sobre o glaucoma, a principal causa de cegueira sem cura no mundo. A ação faz parte da Semana Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma.


No dia 23, a dupla vai estar no vão livre do MASP, entre 9h e 16h, quando os visitantes poderão entrar em uma sala sensorial totalmente escura de olhos vendados para explorar por meio do tato alguns objetos expostos. Também serão distribuídas cartilhas informativas sobre a prevenção e tratamento da doença.

Segundo Dr. Vital Paulino Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma e Chefe do Setor de Glaucoma da Unicamp, uma pesquisa recente do IBOPE aponta dados preocupantes: 1/3 dos brasileiros com mais de 16 anos de idade nunca foi ao oftalmologista, e há um grande desconhecimento sobre o glaucoma. 

Sobre o Glaucoma: 

Perda gradativa da visão por glaucoma
Imagem: Divulgação
O glaucoma atinge mais de 1 milhão de brasileiros e mais de 60 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). É uma doença ocular hereditária e progressiva causada pelo aumento da pressão intraocular, que causa lesão no nervo óptico. Silencioso, costuma apresentar sintomas quando já está em estágio avançado ou quando ocorre perda do campo visual. Em 80% dos casos, se não tratada, a doença evolui para perda total da visão.

O glaucoma não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores as chances de se evitar a perda da visão. O glaucoma pode ser diagnosticado durante uma consulta com o oftalmologista.


Grupos de risco

O glaucoma é uma doença de caráter hereditário, e por isso em famílias de portadores de glaucoma há a necessidade que todos façam os exames preventivos.

Também fazem parte do grupo de risco:

- Pessoas com mais de 40 anos de idade - o risco de ser portador de glaucoma aumenta com a idade.
- Pessoas de raça negra ou afrodescendentes tendem a desenvolver o glaucoma numa idade inferior à média e a probabilidade de ser afetada é quatro vezes maior em relação aos brancos.
- Pessoas míopes que usam lentes acima de seis graus também estão sujeitos a um risco maior
- Diabéticos
- Pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares

Quem faz parte de um dos grupos acima devem se submeter a exames oftalmológicos com regularidade.


SERVIÇO: 
Imagem: Divulgação

Semana de Combate à Cegueira por Glaucoma
Campanha de Conscientização Popular “Cuidado com o Glaucoma”
Interação Dupla Olho e Colírio na Avenida Paulista
De 20 a 23 de maio: vários locais ao longo da avenida

Sala Sensorial no Vão Livre do MASP
Dia 23 de maio, quinta-feira
Horário: das 9h às 16h
Local: vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo)
Av. Paulista, 1578 - Bela Vista São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...