terça-feira, 14 de maio de 2013

Dicas de alimentação light para o inverno

sopas de legumes: um prato saboroso e light

É muito comum nos dias frios as pessoas sentirem mais fome e terem apetite por alimentos mais calóricos. Isso acontece porque, com temperaturas baixas, nosso organismo tem que trabalhar mais para manter a temperatura corpórea normal, fazendo com que se gaste muita energia. Para repor essa energia gasta, nosso organismo pele por mais alimentos, e muitas vezes as escolhas alimentares das pessoas são alimentos mais calóricos e mais cremosos (gordurosos).


No inverno as pessoas também passam mais tempo em casa, não tem vontade de praticar exercícios físicos e por isso muita gente acabam ganhando alguns quilos extras nessa época do ano.

Quem vive brigando com a balança e precisa perder peso deve aproveitar esse período para emagrecer, e não o contrário. É no inverno que nosso metabolismo está acelerado, por isso, fica até mais fácil emagrecer.

Com o organismo trabalhando mais e gastando mais energia, conseguimos perder peso mais rápido.

Nessa época do ano, a demanda de alimentos mais calóricos é maior, mas devemos sempre saber fazer boas escolhas.



Veja abaixo algumas dicas para conseguirmos emagrecer no inverno.

  • Chás: os chás são um ótimo aliado ao emagrecimento, ainda mais nessa época do ano. Além de nos manter aquecidos e trazer uma sensação de bem estar, podemos utilizar ervas que podem ajudar no emagrecimento. Exemplos: chá verde com gengibre, chá de frutas vermelhas, chá de hibiscos com limão, chá branco com canela, chá de cavalinha, etc.
sobremesa de frutas assadas com canela
  • Fracionamento alimentar: comer a cada 3 horas é fundamental para o bom funcionamento do metabolismo e para a sensação de saciedade.
  • Consumo de folhosos verdes: no inverno muitas pessoas deixam de consumir a salada verde crua, então, uma dica é fazer essas folhas refogadas. Os vegetais são importantes para uma boa saúde e para o emagrecimento.
  • Adicionar aos alimentos ervas e especiarias que favorecem a sensação de calor como gengibre, pimenta vermelha, alecrim.
  • Optar por frutas como sobremesa: as frutas assadas ou cozidas são ótimas opções de sobremesas e lanches da tarde. Além de saudáveis, também são importantes para o emagrecimento. Adicionar canela nas frutas a deixará mais saborosa e ainda ajuda a acelerar o metabolismo.
  • Consumir sopa de legumes, além de saudável, auxilia no emagrecimento e traz uma sensação de bem-estar. Evitar sopas e caldos cremosos, com adição de leite, creme de leite, queijos variados e os acompanhamentos como pães, tortas, croissants, queijos variados.

Brunna Reis - Nutricionista Funcional
CRN 26608
Nutri home (Atendimento domiciliar): 99156-2181
E-mail: brunna.nutri@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...