O outono nos presenteia com uma variada safra de frutas para todos os gostos. Abacate, mexerica, caqui, coco, goiaba e muitas outras opções deliciosas são encontradas fresquinhas e a preços mais acessíveis. Fontes de vitaminas, sais minerais, água e fibras, só para começar, as frutas são essenciais para o bom funcionamento do organismo e ainda fortalecem a imunidade antes da chegada do inverno.
O ideal é que um adulto consuma de três a cinco porções de frutas por dia. Se você ainda não tem esse hábito diariário, esperamos que se sinta inspirado com as dicas abaixo e com a enorme variedade de cores, sabores e aromas que vêm junto com tantos benefícios à saúde. Bon apetit!
Como aproveitar ao máximo os benefícios das frutas:
Cascas: são importantes fontes de vitaminas. Sempre que possível devem ser consumidas, mas lembre-se de lavá-las cuidadosamente em água corrente.
Sucos: no preparo, o ideal é que não sejam coados para não desperdiçar as fibras. Além disso, não é recomendável que todas as porções de frutas do dia sejam ingeridas em forma de suco, pois eles perdem propriedades importantes, e também são mais calóricos que a fruta in natura.
Sobremesa: consumir a fruta como uma sobremesa é uma boa pedida para quem não abre mão de um docinho após as refeições ou durante o dia. Creme de abacate, salada de frutas, frutas com granola, além de opções como banana e caqui, que são frutas mais docinhas, são bons exemplos de como fazer essa substituição. Doces à base de frutas também são alternativas de sobremesas mais saudáveis, como gelatinas, frutas com calda de chocolate ou assadas com canela.
Misturar várias frutas com leite também aumenta a quantidade de calorias e gorduras em relação à fruta in natura. A fruta in natura traz mais saciedade que o suco ou a vitamina batida, e possui maior concentração dos nutrientes.
As Frutas da Estação
Banana: Rica em potássio, importante para a contração dos músculos. Equilíbra os líquidos do corpo, evita acúmulo de placas nas artérias e protege contra doenças cardíacas. Rica em fibras que auxiliam na digestão, restaura o intestino após prisão de ventre ou diarreia. Age como antiácido, sendo indicada em casos de azia e úlcera.
Caqui: É rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2, possui cálcio e ferro. Ação antioxidante que combate radicais livres relacionados ao envelhecimento precoce e doenças como câncer.
Coco: O valor nutritivo da fruta varia de acordo com seu estado de maturação (amadurecimento). Contém sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cloro) e fibras que ajudam o intestino.
Goiaba: Rica em vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. Não contém muito açúcar, gordura e calorias. Auxilia no combate a infecções e hemorragias; Melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento; Fortifica ossos, dentes e o músculo cardíaco; dá maior resistência física. Regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso;
Maçã: Contém vitaminas B1, B2 e niacina, e minerais como ferro e fósforo. Rica em pectina, que se liga a toxinas e ao colesterol, expelindo-os do organismo; Rica em ácido málico, que ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente. Contém quercetina, anti-inflamatório que diminui o risco de problemas cardiovasculares. Estimula o fígado e os rins.
Pêra: Rica em vitaminas vitamina A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras. Pode ser utilizada para prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, além de auxiliar o sistema nervoso e na formação dos ossos e dentes.
Pinha: Também conhecida como fruta-do-conde, é fonte de vitaminas C e do complexo B, importantes no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário!