terça-feira, 28 de maio de 2013

5 receitas caseiras para aliviar os sintomas da gripe


Com a chegada do frio, aumentam as doenças respiratórias causadas por vírus, como as gripes e resfriados. Antigripais ajudam a aliviar o desconforto, mas devem ser usados com cuidado e moderação. Por isso, receitas caseiras também são uma opção para amenizar sintomas como tosse, dores de garganta e dores de cabeça, evitando assim o uso excessivo de medicamentos enquanto o organismo está se recuperando.

Confira abaixo cinco receitas que ajudam a diminuir o mal-estar de gripes e resfriados. Mas lembre-se, se os sintomas persistirem, ou se houver febre alta e prostração, procure um médico, que vai prescrever a medicação adequada.


1) Leite queimado:


Para diminuir a tosse: em uma panela, aqueça uma colher de sopa de açúcar em fogo médio até ficar dourado e caramelizar. Acrescente um copo de leite, misture bem e deixe esquentar. Retire do fogo e beba em seguida. Segundo a Dra. Ana Escobar, médica pediatra e consultora do programa Bem-Estar, essa receita ajuda muito a aliviar a tosse seca e irritativa que surge durante alguns resfriados.

2) Chá de alho com limão: 

Em uma xícara, coloque 1 dente de alho grande cortado no meio, suco de 1 limão pequeno, 200ml de água fervendo e 2 colheres de mel. Junte tudo numa xícara e deixe um pratinho em cima da mesma por 3 minutos. Depois, pode tomar. Se quiser, pode colocar açúcar a gosto. É ótimo para os primeiros dias de gripe: o alho melhora a circulação e fortalece o sistema imunológico.

3) Chá de limão com mel

Uma alternativa para quem não suporta alho: em uma xícara, misture suco de 1 limão, 200ml de água fervendo e 2 colheres de mel (se necessário, adoce a gosto com mais açúcar). Tome em seguida.
O mel que é um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.

4) Limonada Suíça:

Outra receita que ajuda a melhorar os sintomas da gripe é a limonada suíça: lave bem 3 limões inteiros e corte-os em quatro pedaços, com casca e tudo. Cubra com água e bata no liquidificador. Coe, adoce à vontade e beba imediatamente após o preparo. Você pode tomar um copo todos os dias: a limonada hidrata e é rica em vitamina C, importantes para a recuperação durante uma gripe ou resfriado. A limonada é uma opção para quem não gosta de chás ou para os dias quentes.

5) Compressa com água e álcool:

Para aliviar a dor de garganta, misture meio copo de água com meio copo de álcool. Embeba chumaços de algodão nessa mistura, embrulhe os chumaços molhados em um lenço e enrole ao redor do pescoço. De acordo com a Dra. Ana Escobar, o calor causado pela compressa em contato com a pele é que traz uma uma sensação de alívio e conforto na garganta.

Mas nunca é demais lembrar, pequenas receitas caseiras ajudam a aliviar os sintomas mas não fazem milagre. Se os sintomas persistirem, procure um médico!


19 comentários:

  1. eu quero saber se tem alguma receita caseira para mal estar como enjoo dor de cabeça etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chá de gengibre é ótimo contra enjôos.

      Excluir
    2. Mas se tiver grávida não é bom tomar chás alguns chás são abortivos

      Excluir
  2. eu quero saber se tem alguma receita caseira para mal estar como enjoo dor de cabeça etc

    ResponderExcluir
  3. eu quero saber quem é que transa nessa porra!

    ResponderExcluir
  4. AMEI TUDO DE BOM MINHA FAMILIA ADOROU E GRIPE NUNCA MAIS LUARA FERNANDES 2O DE AGOSTO DE 2015 AS 20;20

    ResponderExcluir
  5. AMEI TUDO DE BOM MINHA FAMILIA ADOROU E GRIPE NUNCA MAIS LUARA FERNANDES 2O DE AGOSTO DE 2015 AS 20;20

    ResponderExcluir
  6. Então o leite queimado e pra tomar uma vez só?

    ResponderExcluir
  7. Pode tomar quantas vezes achar necessário minha avó fazia essa receita pra gente sempre aliviou a tosse e uma benção

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...