quinta-feira, 7 de março de 2013

Benefícios da atividade física na gravidez




Durante a última década, o impacto da atividade física na saúde pública é assunto de grande importância e, por isso, é tratado com profundo interesse. Sabe-se que a prática regular da atividade física contribui positivamente para a saúde física e psicológica e que um estilo de vida ativo durante a gravidez pode trazer benefícios para mãe e para criança.

Estudos têm demonstrado efeitos benéficos da prática da atividade física durante o período gestacional, tais como redução do risco de diabetes, doenças hipertensivas e parto prematuro, prevenção do ganho de peso excessivo, diminuição da depressão e do estresse, melhora do estado psicológico e social, além de atenuar as alterações posturais decorrentes desse período.





Em 2008, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos publicou novas diretrizes para a prática de exercícios durante a gravidez. A recomendação é que a gestante sem complicações médicas ou obstétricas realize 150 minutos de atividades moderadas por semana. Porém, mesmo com as recomendações de especialistas e os benefícios de uma gravidez fisicamente ativa, as mulheres nesse período não realizam ou diminuem a prática da atividade física. 

Recentemente, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande e da Universidade Federal de Pelotas publicou uma pesquisa com mais de duas mil mulheres. Os resultados demonstraram que somente um terço realizou atividade física durante a gravidez. Além disso, as mulheres que foram ativas nesse período tiveram menos partos por cesariana e menor ocorrência de mortalidade da criança no nascimento.

Durante a gravidez são recomendados exercícios aeróbicos de baixo impacto e que não ofereçam riscos de quedas, como caminhadas, natação e hidroginástica. Mas lembre-se, antes de iniciar ou dar continuidade à rotina de exercícios, procure seu médico e o auxílio de um professor de educação física.

Rodrigo Mateus Farias 
Personal Trainer
E-mail: 
mateusfarias@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...