Durante a última década, o impacto da atividade física na saúde pública é assunto de grande importância e, por isso, é tratado com profundo interesse. Sabe-se que a prática regular da atividade física contribui positivamente para a saúde física e psicológica e que um estilo de vida ativo durante a gravidez pode trazer benefícios para mãe e para criança.
Estudos têm demonstrado efeitos benéficos da prática da atividade física durante o período gestacional, tais como redução do risco de diabetes, doenças hipertensivas e parto prematuro, prevenção do ganho de peso excessivo, diminuição da depressão e do estresse, melhora do estado psicológico e social, além de atenuar as alterações posturais decorrentes desse período.
Recentemente, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande e da Universidade Federal de Pelotas publicou uma pesquisa com mais de duas mil mulheres. Os resultados demonstraram que somente um terço realizou atividade física durante a gravidez. Além disso, as mulheres que foram ativas nesse período tiveram menos partos por cesariana e menor ocorrência de mortalidade da criança no nascimento.
Durante a gravidez são recomendados exercícios aeróbicos de baixo impacto e que não ofereçam riscos de quedas, como caminhadas, natação e hidroginástica. Mas lembre-se, antes de iniciar ou dar continuidade à rotina de exercícios, procure seu médico e o auxílio de um professor de educação física.
Rodrigo Mateus Farias
Personal Trainer
E-mail: mateusfarias@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário!