Portanto, evitar o excesso destes alimentos é muito importante. Use o mínimo de sal no preparo das refeições e evite alimentos que tenham 400 mg ou mais de sódio a cada 100 g ou 100 ml. Diabetes e hipertensão, se não tratadas corretamente, podem levar à falência total dos rins.
Un hábito simples e benéfico para os rins é beber de 2 a 3 litros de água por dia. Quando a urina apresenta cor amarela escura é sinal de que está concentrada, indicando que nosso corpo não está sendo hidratado o suficiente e é preciso beber mais água.
O uso indevido de medicamentos como anti-inflamatórios e antibióticos, sem prescrição médica é outro fator prejudicial aos rins.
O cálculo renal também é um problema sério que deve ser devidamente acompanhado e tratado, pois pode prejudicar o funcionamento dos rins. Ingestão de pouca água, consumo de alimentos muito gordurosos e excesso de sal contribuem para a formação de pedras nos rins. Alimentos como café, chocolate, nozes, frutos do mar e carnes vermelhas também facilitam o aparecimento das pedras, e devem ser consumidos com moderação, especialmente em pessoas que já tem uma pré-disposição para o problema.
Saiba mais sobre a Campanha Pare de Agredir seu Rim! no site da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário!