Imagens divulgadas pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, responsável pela invenção. |
Cientistas suíços criaram um pequeno dispositivo subcutâneo que vai fazer exames de sangue e enviar os resultados ao médico imediatamente via celular. O protótipo de 14 milímetros é facilmente inserido embaixo da pele com a ajuda de uma agulha e deve estar disponível para o público em quatro anos.
A invenção é uma ótima notícia para pessoas que estão em tratamento de saúde e necessitam monitoramento com exames de sangue periódicos, como pacientes com problemas como colesterol alto e diabetes, pacientes de UTI ou em quimioterapia.
A equipe que desenvolveu o aparelho explicou que ele poderá detectar cinco substâncias diferentes no sangue, e vai enviar os resultados ao médico pela tecnologia Bluetooth. Pode ainda ficar embaixo da pele por vários meses, quando então tem que ser removido ou substituído.
O exame de sangue criado na Suíça é pioneiro porque pode analisar muitos problemas diferentes ao mesmo tempo. O mecanismo vai permitir ainda o monitoramento direto e contínuo baseado na intolerância individual de cada paciente e nas suas necessidades específicas.
A novidade já foi testado com sucesso em laboratório e em animais. Agora será testada em pacientes internados em UTI, que necessitam de monitoramento contínuo, com exames de sangue frequentes.
Os cientistas afirmam que o mecanismo pode detectar de forma confiável os níveis de colesterol e glicose no sangue, assim como outras substâncias mais comuns que médicos tentam encontrar em exames.
Os resultados da pesquisa serão apresentados na conferência sobre eletrônicos Design, Automação e Teste na Europa (Date).
Referência: BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário!