sexta-feira, 22 de março de 2013

Exame de sangue por dispositivo instalado embaixo da pele

Imagens divulgadas pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, responsável pela invenção.

Cientistas suíços criaram um pequeno dispositivo subcutâneo que vai fazer exames de sangue e enviar os resultados ao médico imediatamente via celular. O protótipo de 14 milímetros é facilmente inserido embaixo da pele com a ajuda de uma agulha e deve estar disponível para o público em quatro anos.

A invenção é uma ótima notícia para pessoas que estão em tratamento de saúde e necessitam monitoramento com exames de sangue periódicos, como pacientes com problemas como colesterol alto e diabetes, pacientes de UTI ou em quimioterapia.

A equipe que desenvolveu o aparelho explicou que ele poderá detectar cinco substâncias diferentes no sangue, e vai enviar os resultados ao médico pela tecnologia Bluetooth. Pode ainda ficar embaixo da pele por vários meses, quando então tem que ser removido ou substituído.

O exame de sangue criado na Suíça é pioneiro porque pode analisar muitos problemas diferentes ao mesmo tempo. O mecanismo vai permitir ainda o monitoramento direto e contínuo baseado na intolerância individual de cada paciente e nas suas necessidades específicas.

A novidade já foi testado com sucesso em laboratório e em animais. Agora será testada em pacientes internados em UTI, que necessitam de monitoramento contínuo, com exames de sangue frequentes.

Os cientistas afirmam que o mecanismo pode detectar de forma confiável os níveis de colesterol e glicose no sangue, assim como outras substâncias mais comuns que médicos tentam encontrar em exames.

Os resultados da pesquisa serão apresentados na conferência sobre eletrônicos Design, Automação e Teste na Europa (Date).

Referência: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...