terça-feira, 2 de abril de 2013

A doença de Alzheimer



Em minha atuação junto aos idosos portadores da doença de Alzheimer, percebo em suas famílias discursos bastante comuns: “Esta que está aí não é minha mãe", ou “Sinto uma falta profunda de meu pai”, ou “Meu esposo agora só fica em seu próprio mundo”.

A doença de Alzheimer traz modificações muito significativas na personalidade do idoso, por isso o conhecimento do quadro é de fundamental importância a todos que convivem com o doente.


Por ser uma disfunção cerebral, ocorrem alterações na memória, na fala e linguagem, no raciocínio e atenção. Juntamente a estes sintomas, percebem-se dificuldades em atividades de vida diária, como realizar higiene pessoal e alimentar-se. Entretanto, os comportamentos mais marcantes para seus entes queridos são agressividade, depressão e a agitação.

Muitas vezes, pessoas muito educadas perdem o crivo social e passam a comportar-se de maneira inusitada e estranha.

É o desconhecimento que muitas vezes motiva as frequentes agressões a idosos divulgadas pela mídia. Assim, o conhecimento da doença é o primeiro passo para que a família possa compreender a nova condição do idoso. Profissionais especializados em Geriatria e Gerontologia fornecerão as informações necessárias.

Instituições idôneas como a Associação Brasileira de Alzheimer e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia dispõem de sites bem estruturados que contém dados de fácil compreensão.




Dra. Juliana Venites | Fonoaudióloga | CRFª 10.217



Especialista em Gerontologia pela UNIFESP e em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia
Mestre em Ciências e Doutoranda em Distúrbios da Comunicação pela UNIFESP
Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia | Docente da Universidade Nove de Julho - UNINOVE
www.julianavenites.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...