segunda-feira, 22 de abril de 2013

Você é mais bonita do que pensa!




Você se acha bonita? Ou se sente muitas vezes insegura quanto à sua aparência? Gostaria de mudar algo em seu rosto, esconder certos detalhes? Feche um pouco seus olhos e pense em como você se vê.

Se durante essa breve reflexão você pensou coisas do tipo: “não gosto do meu nariz”, “minha pele tem algumas marcas”, “meus lábios são muito finos”, ou “não gosto do meu cabelo”, então você PRECISA assistir esse vídeo da nova campanha da marca Dove, Retratos da Real Beleza. 

O vídeo revela detalhes importantes sobre a autoestima de grande parte das mulheres, mostrando como a maioria delas não consegue reconhecer e valorizar a própria beleza, com uma imagem negativa de si mesma.



Um auto-retrato:

A experiência foi a seguinte: O artista forense Gil Zamora, que trabalhou fazendo retratos falados para o FBI durante mais de 10 anos, recebeu a missão de criar dois retratos falados de algumas mulheres. Primeiramente, cada mulher descreveria a si mesma para o artista, enquanto ele estava de costas para ela e separado por uma cortina, sem poder vê-la.

Depois, pessoas desconhecidas que haviam estado com estas mulheres alguns minutos antes também tinham que descrevê-las para o desenhista. As pessoas envolvidas não sabiam o que estava acontecendo nem qual era o objetivo da experiência. 

Imagem distorcida

O retrato que foi feito a partir da descrição das mulheres sobre si mesmas resultou em figuras mais tristes, fechadas e distorcidas, enquanto o retrato delas descrito por outras pessoas mostrou mulheres com rostos mais iluminados, olhos mais alegres, que passavam a impressão de uma pessoa mais leve, simpática e bonita. Estes retratos também ficaram mais parecidos com a imagem real das mulheres do que a descrição delas mesmas. 

O resultado mostra uma dificuldade das mulheres em perceber sua própria beleza natural e a necessidade de trabalhar mais sua autoestima. Essa postura diante da própria aparência tem consequências impressionantes sobre toda a nossa vida.

Aprendendo a se gostar

A forma como nos vemos, o fato de gostarmos ou não de nós mesmas e de nossa aparência tem a ver com a nossa autoestima, com as escolhas que fazemos em nossa vida e com nossa felicidade. 

A beleza não é apenas um conjunto de aspectos físicos, mas de expressões que se misturam com nossa personalidade, como nossos gestos e nossa maneira de ser. Por isso, reflita sobre a forma como você se vê, goste mais de si mesma e da sua beleza natural, para valorizá-la, e nunca escondê-la, pois acredite, você é mais bonita do que pensa!

Veja abaixo alguns relatos e acesse o site da campanha para ver todos os filmes e imagens dos Retratos da Real Beleza.

Kela (imagens: Retratos da Real Beleza - Dove)

“É muito diferente, muito estranho... ela parece fechada e mais gorda. Parece desligada, mas triste também. O segundo é mais bonito. (...) Eu já percorri um longo caminho na forma como me vejo, mas acho que ainda tenho um longo caminho para percorrer”. - Kela



Melinda (imagens: Retratos da Real Beleza - Dove)

"Nós gastamos muito tempo como mulheres, analisando e tentando consertar as coisas que não estão completamente certas, e deveríamos gastar mais tempo apreciando as coisas de que realmente gostamos". - Melinda



Florece (imagens: Retratos da Real Beleza - Dove)


"Seu retrato mostrou alguém com quem eu gostaria de conversar e me tornar amiga, feliz, tranquila, mais jovem, muito mais iluminada. É problemático. (...) Eu tenho um trabalho a fazer comigo mesma. Eu deveria ser mais grata pela minha beleza natural. Isso afeta as escolhas e os amigos que fazemos, os empregos a que nos candidatamos, como tratamos nossas crianças. Afeta tudo. Não poderia ser mais crítico para sua felicidade". - Florence






Joana Schmitz Croxato
Jornalista editora do blog Massao Bem-Estar
autora do Blog Nossa Amada Vitória de Cristo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...