sexta-feira, 5 de abril de 2013

Comer chocolate na gestação deixa bebês menos estressados

Pesquisa mostrou que comer chocolate na gravidez protege os bebês de estresse

Mães que consomem chocolate durante a gravidez têm bebês menos estressados. É o que descobriu uma pesquisa feita na Finlândia. As mães que consumiram chocolate diariamente durante a gravidez tiveram bebês mais ativos e felizes aos seis meses. Essas crianças sorriam com muito mais frequência. Em filhos de mães estressadas, o efeito foi ainda mais evidente. Os pesquisadores acreditam que o chocolate age como um protetor contra o estresse no feto em gestação.

O chocolate contém triptofano, um aminoácido que estimula a ação da serotonina, substância que por sua vez favorece a comunicação entre as células nervosas, causando bem-estar e melhorando o humor.

Quanto maior a quantidade de triptofano no cérebro, mais serotonina é produzida. O açúcar do chocolate também reforça esses efeitos positivos: estimula o pâncreas, liberando insulina e facilitando o acesso do triptofano ao cérebro. Como resultado, os níveis de serotonina aumentam e melhoram o humor, aliviando inclusive sintomas depressivos.

Os grãos de cacau contêm ainda a cafeína, que provoca um efeito levemente estimulante e melhora o ânimo.

O psicólogo Peter Rodgers, da Universidade de Bristol, acredita que a sensação de bem-estar causada pelo chocolate também está ligada à psicologia alimentar. Saborear o chocolate traz uma sensação prazerosa pelo doce que resulta da combinação entre açúcar e gordura.

No entanto, comer alimentos ricos em açúcar com frequência pode trazer consequências negativas, como sobrepeso e a diabetes. Em longo prazo e, associados a um estilo de vida sedentário, a gordura e o açúcar presentes no chocolate podem representar um importante fator de risco para a saúde e o bem-estar. Portanto, como sempre o segredo é o equilíbrio. Poucos pedaços de chocolate já são suficientes para alegrar o dia e melhorar o humor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...