segunda-feira, 15 de abril de 2013

Crianças podem ter hipertensão?



Quando falamos em hipertensão arterial, pensamos que o problema que atinge principalmente pessoas adultas, mais velhas, certo? Mas será que crianças também podem ter hipertensão? A resposta é SIM! Infelizmente, cada vez mais crianças e adolescentes estão desenvolvendo pressão alta, que antes era "privilégio" de adultos e idosos. Isso se deve principalmente pela alimentação muito rica em sal, em produtos industrializados, e pelo aumento da obesidade entre os jovens.

Um estudo feito em setembro de 2012 pela Associação Americana do Coração (AHA), com 6.200 jovens americanos, de 8 a 18 anos, revelou que eles consumiam em média 47% a mais de sódio que o recomendado, e 15% deles já sofriam de pressão alta.


E o que tem de tão grave nisso? A hipertensão é uma das principais causas de problemas cardiovasculares,  como ataques cardíacos e derrames cerebrais, o que representa prejuízos à saúde destas crianças e até mesmo uma menor expectativa de vida.

Pensando assim, a situação fica realmente preocupante, não é?

Não é preciso ficar cheia de neuras medindo a quantidade de sódio de tudo que as crianças comem e proibir de vez as guloseimas. Mas é preciso ficar atenta.

Confira abaixo alguns dos campeões de sódio da dieta das crianças. Claro que com o estilo de vida atual, é muito difícil cortar totalmente estes alimentos da alimentação, mas é importante lembrar que devem ser consumidos com moderação para ajudar a prevenir a hipertensão desde a infância.



Fast-food

Os lanches fast-food podem conter até 80% da ingestão diária de sódio recomendada. O sódio em excesso pode causar problemas cardiovasculares, hipertensão, retenção de líquido, entre outros problemas. Também são altamente calóricos e gordurosos: se forem consumidos com frequência, aumentam o colesterol e triglicérides do organismo.


Salgadinho e biscoito

A criançada que se cuide: salgadinhos e bolachas recheadas possuem alto teor de sódio, por causa dos aromatizantes e do fermento. Devem ser consumidos com moderação, esporadicamente, e não todos os dias.

Macarrão instantâneo

Toda a praticidade do miojo esconde um teor nutritivo baixíssimo, além de sódio em excesso. Só o tempero contém cerca de 50% do valor diário de sódio em uma dieta de duas mil calorias.


Embutidos

Salsicha, salame, linguiça, mortadela, tudo muito gostoso e prático, mas com altíssimo teor de sódio e gordura, para conservação desses alimentos. Consumir com moderação é o segredo para saborear estes alimentos sem prejudicar a saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...