quarta-feira, 10 de abril de 2013

Hipertensão é coisa séria, previna-se!



Bom dia! Vamos cuidar da nossa saúde?

Hipertensão é coisa séria!

Para se ter uma ideia do quanto este problema inspira cuidados, veja alguns números: ela atinge mais de um bilhão de pessoas no mundo. Cerca de 40% dos adultos com mais de 25 anos possuem o problema. A hipertensão leva 9,4 milhões de pessoas à morte por ano, sendo responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos derrames cerebrais. Precisa de mais?


Em 26 de abril ocorre o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, promovido pelo Ministério da Saúde para informatização e conscientização das pessoas sobre a doença, que também foi tema do Dia Mundial da Saúde de 2013, em 7 de abril.

A hipertensão é uma doença silenciosa e traiçoeira: a maioria dos hipertensos não sente nada e nem imagina que está com o problema. Quando os sintomas começam a aparecer, geralmente é porque a situação já está crítica: a hipertensão já causou estragos no organismo, principalmente pela sobrecarga nos vasos sanguíneos e prejudicando o funcionamento do coração.

A pressão alta provoca uma agressão silenciosa que deteriora os vasos até que eles se fecham ou se rompem. Pessoas com pressão alta, mesmo sem nenhum sintoma, podem ter derrame cerebral, infarto, insuficiência renal e cardíaca e comprometimento dos vasos sanguíneos periféricos.

As maiores armas contra a hipertensão são a prevenção e o diagnóstico precoce. Meça regularmente sua pressão arterial. Se estiver acima de 12 por 8, procure um médico cardiologista. Seja mais rápido que a doença e viva mais e melhor! Iniciando logo o tratamento, é possível controlar a doença e prevenir suas complicações.

Você pode medir sua pressão quando vai médico, ao posto de saúde ou até mesmo na farmácia. A Massao Drogarias realiza periodicamente ações saúde para medir a pressão e a glicemia dos seus clientes e da comunidade. 

Acompanhe durante o mês de abril muitas dicas de saúde para prevenção e controle da hipertensão aqui no Blog Massao Bem-Estar e no FanPage da Massao Drogarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...