quinta-feira, 25 de abril de 2013

Especialistas brasileiros desenvolvem primeiro monitor cardíaco portátil inteligente do mundo


O aparelho envia eletrocardiogramas à distância e consegue detectar uma crise cardíaca ainda em fase inicial (Imagem: Corcam/Divulgação)

Um aparelho desenvolvido por especialistas brasileiros pode melhorar a vida de pessoas que possuem problemas cardíacos. O dispositivo pouco maior que um telefone celular consegue identificar alterações cardíacas em tempo real, faz eletrocardiogramas periódicos que são enviados a uma central e possui ainda um GPS integrado que consegue detectar uma queda do paciente a chamar o socorro. O usuário conta ainda com um comunicador para falar com um especialista caso esteja se sentindo mal.


Segundo seus criadores, o objetivo é reduzir o grande número de mortes por infartos que não são percebidos nos primeiros instantes, por serem assintomáticos: o monitor identifica irregularidades ainda não percebidas pelas pessoas.

O aparelho foi testado com mais de 160 pacientes do Hospital do Coração e deve chegar ao mercado ainda este ano, com o nome de Nexcor. A criação é resultado de um trabalho conjunto de cinco anos da Flextronics Instituto de Tecnologia (FIT), uma organização sem fins lucrativos, e a empresa Corcam, com participação do Hospital do Coração, de São Paulo, centro de referência cardiovascular do país.

Os responsáveis pelo projeto destacaram que as doenças cardíacas aumentaram muito nos últimos 60 anos pelo aumento dos níveis de estresse da população, inclusive das mulheres que estão cada vez mais atuantes  no mercado de trabalho.


O Brasil tem 1,2 milhão de pessoas com problemas cardíacos. Além disso, países como o Brasil devem enfrentar um déficit de cardiologistas que pode chegar a 800 mil profissionais até 2020. 

A detecção precoce de problemas cardíacos permite ao paciente ter um auxílio de emergência mais eficiente, aumentando suas chances de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...