segunda-feira, 17 de junho de 2013

Super-heróis dão força a crianças em tratamento contra o câncer




Video apresenta a Superfórmula, um tratamento que está ajudando as crianças na luta contra o câncer


Criança não deveria nunca ficar doente. Se para nós adultos já é difícil sentir dor, receber injeção e ter que tomar remédio, imagina para os pequenos? Nada fácil. Pior ainda quando uma criança é acometida por uma doença difícil como o câncer, que envolve um tratamento demorado, doloroso, com diversos efeitos colaterais e muitas internações. É preciso usar de muita psicologia e sensibilidade para dar força aos pequeninos e ajudá-los a acreditar no tratamento e na cura - afinal, a cura do câncer ultrapassa mais de 80% na maioria dos tumores.



Imagens: Divulgação
O soro com a quimioterapia vem embalado na cápsula da Superfórmula

Na busca por estratégias para tornar o tratamento oncológico infantil menos traumático, muitas iniciativas têm surgido com resultados animadores. A Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo, de São Paulo, por exemplo, fez uma parceria com a Warner Bros e a agência de publicidade JWT e trouxe os personagens da Liga da Justiça para o hospital. A medicação da quimioterapia virou uma "Superformula" que vem envolvida em uma cápsula temática de acordo com o super-herói escolhido pela criança.

Decoração nos corredores dá as boas-vindas aos pacientes: "Bem-vindos, pequenos heróis!"
Gibis com personagens da Liga da Justiça ajudam as crianças a entender o tratamento

Uma série especial de desenhos animados e gibis também trazem histórias onde os próprios heróis enfrentam uma batalha contra o câncer e recuperam suas forças com a "Superfórmula" desenvolvida por médicos.

Além disso, toda a ala pediátrica foi decorada com o tema de super-heróis e até a sala de brinquedos se transformou na Sala da Justiça, onde os super-heróis mirins se reúnem nos intervalos do tratamento. 

“O tratamento, principalmente no começo, é muito assustador tanto para a criança quanto para a família. O projeto Superformula ajuda no entendimento da doença e exerce sobre ao paciente o poder dele ter mais forças para enfrentar a dor e os problemas e ficar bem. Os pacientes são os verdadeiros super-heróis, cujo poder é acreditar na cura”, afirmou em nota a diretora de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo, Cecília Lima da Costa.


Outra iniciativa lúdica para explicar o tratamento do câncer para as crianças partiu da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), que criou o "Projeto Dodói" em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, há três anos. Foram criadas duas personagens com câncer, uma com linfoma e outra com leucemia, que explicam para os outros personagens o que é a doença e como tratar, em um gibi com edição especial: Turma da Mônica em Projeto Dodói.

Ideias criativas que estão ajudando as crianças na difícil batalha contra um dos maiores vilões do mundo real.


"Projeto Dodói" também utiliza personagens dos gibis infantis para ajudar as crianças no tratamento contra o câncer

Um comentário:

  1. Simplesmente FANTÁSTICO e muito criativo.

    Deus abençoe a todos!!!


    Maurício - Gerente - loja 06 - Santa Isabel

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...