sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dia Mundial do Doador de Sangue alerta sobre a necessidade de mais doadores no Brasil

"Seja para quem for, seja um doador" é o slogan do Dia Mundial do Doador de Sangue em 2013 
(Imagem: Divulgação)

imagem: Divulgação
A ciência fez incontáveis avanços nas últimas décadas, mas ainda não encontrou um substituto para o sangue humano. Sempre que um paciente precisa de transfusão de sangue, a pessoa só pode contar com a solidariedade de outras pessoas. Por esse motivo, uma das maiores dificuldades da área da saúde é encontrar pessoas dispostas a doar sangue para suprir essa necessidade no tratamento de diversos pacientes internados.
No Brasil, a cada dois minutos uma pessoa precisa de sangue. Uma bolsa de sangue de 450 ml ajuda a salvar a vida de outras quatro pessoas, geralmente vítimas de acidentes, mães com complicações durante o parto ou a gravidez, crianças anêmicas e pacientes com câncer.

Todo o processo de doação dura cerca de uma hora, é um procedimento rápido, simples e muito seguro. Ainda assim, segundo o Ministério da Saúde (MS), apenas 1,7% da população é doadora. Para a OMS, o recomendável é que pelo menos 5% dos habitantes de um País seja doador de sangue. Ou seja, ainda estamos muito longe do recomendado.

Estoque de sangue da Fundação
Pró-Sangue em 14/06/2013
No mundo são coletadas 107 milhões de bolsas de sangue – sendo que cerca de 50% dessas doações acontecem em países de alta renda, onde vive apenas 15% da população mundial. Um número muito baixo se pensarmos que o mundo já tem cerca de 7 bilhões de habitantes!
Por esse motivo, há 10 anos é comemorado em 14/06 o Dia do Doador de Sangue, para promover a conscientização e incentivar as pessoas a terem o hábito de doarem sangue.

Há mais de um mês os estoques da Fundação Pró-Sangue estão em estado crítico. Confira no site da instituição os requisitos para ser um doador e o endereço mais próximo de sua residência.




Confira abaixo o vídeo produzido pelo Ministério da Saúde para Dia Mundial do Doador de Sangue:




CURIOSIDADES SOBRE A DOAÇÃO DE SANGUE

  • Quatro é o número de vidas que podem ser salvas com cada doação de sangue.
  • O sangue representa cerca de 7% do peso corporal de um indivíduo adulto.
  • Qualquer pessoa com boa saúde, entre 16 e 67 anos de idade e com mais de 50 kg de peso, pode ser doadora de sangue.
  • O volume máximo admitido para uma doação é de 450 ml ± 50 ml, aos quais podem ser acrescidos até 30 ml para realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis e normas técnicas.
  • A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue, nem faz você ganhar ou perder peso.
  • A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas.;
  • Existem cinco etapas para a doação de sangue: cadastro (ou registro) do doador, triagem clínica (inclui teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde), voto de auto-exclusão, a doação propriamente dita e lanche pós- doação.
  • Todas as células do sangue são produzidas na medula dos ossos, principalmente nos ossos chatos.
  • Uma unidade de sangue total doado pode ser fracionada em concentrado de hemácias, plasma, concentrado de plaquetas e crioprecipitado.
  • Plasma é a parte líquida do sangue e corresponde a cerca de 55% do seu volume. Os outros 45% do volume do sangue são representados pelas células: glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos.
  • Glóbulos vermelhos ou hemácias são células que têm a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos e gás carbônico dos tecidos para os pulmões. São essas células que dão a cor vermelha ao sangue.
  • Plaquetas são pequenos fragmentos celulares cuja função é ajudar na coagulação do sangue, evitando sangramento em excesso.
  • Glóbulos brancos ou leucócitos são células responsáveis pela defesa do organismo contra infecções.
  • A validade de um concentrado de hemácias varia de 35 a 42 dias, de um concentrado de plaquetas é de apenas 5 dias e de uma unidade de plasma, de 1 a 5 anos.
  • Para o homem, após uma doação de 450 ml de sangue, o plasma é reposto em 48 a 72 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 8 semanas.
  • Para a mulher, após uma doação de 450 ml de sangue, o plasma é reposto em 48 a 72 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 12 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...