A asma causa a internação de 400 mil pessoas ao ano no Brasil |
Também chamada de bronquite alérgica, a asma afeta os pulmões e a principal característica é a presença de uma inflamação nas vias respiratórias que provoca um aumento da sensibilidade á vários estímulos, como poeira, poluição e mudanças bruscas de temperatura. Os principais sintomas são a sensação de¨peito preso¨, falta de ar, cansaço fácil, chiado, tosse com ou sem catarro, mas estes os sintomas variam de pessoa para pessoa.
Segundo os médicos, um dos motivos para que a doença se agrave é a interrupção do tratamento entre as crises. Muitas pessoas só tomam medicação para tratar os sintomas, mas abandonam o tratamento, deixando de tomar a medicação para tratar a causa da doença quando as crises passam. Assim, as crises acabam voltando. "O que falta é a conscientização, pois com o tratamento preventivo é possível ter uma melhor qualidade de vida", afirma o alergologista Waldemir Antunes, da Asbai.
O tratamento preventivo garante mais qualidade de vida ao paciente |
O tratamento com antiinflamatórios ajuda a prevenir as crises e aplacar a inflamação dos brônquios, que causa a doença. Mas antes é preciso um acompanhamento médico, com diagnóstico minucioso para identificar qual o tipo de asma e o tratamento adequado para cada paciente.
A asma pode ser causada por fatores hereditários ou ambientais, como poluição do ar, inalação de fumaça e intoxicação. A prática de exercícios físicos também é uma boa maneira de prevenir a ocorrência de crises, pois os exercícios melhoram a capacidade pulmonar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário!