sexta-feira, 21 de junho de 2013

No Dia Nacional de Prevenção à Asma, médicos destacam a importância do tratamento preventivo


A asma causa a internação de 
400 mil pessoas ao ano no Brasil
21 de junho marca o início do inverno e é também o Dia Nacional de Combate à Asma, uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, comum na infância, mas que pode ocorrer em qualquer idade, atingindo 25% da população brasileira. A doença é alvo de preocupação de médicos pneumologistas e alergologistas, pois é responsável por cerca de 400 mil pessoas internadas todos os anos no Brasil em decorrência de crises, e mata 2,5 mil pessoas por ano no País, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai).



Também chamada de bronquite alérgica, a asma afeta os pulmões e a principal característica é a presença de uma inflamação nas vias respiratórias que provoca um aumento da sensibilidade á vários estímulos, como poeira, poluição e mudanças bruscas de temperatura. Os principais sintomas são a sensação de¨peito preso¨, falta de ar, cansaço fácil, chiado, tosse com ou sem catarro, mas estes os sintomas variam de pessoa para pessoa.

Segundo os médicos, um dos motivos para que a doença se agrave é a interrupção do tratamento entre as crises. Muitas pessoas só tomam medicação para tratar os sintomas, mas abandonam o tratamento, deixando de tomar a medicação para tratar a causa da doença quando as crises passam. Assim, as crises acabam voltando. "O que falta é a conscientização, pois com o tratamento preventivo é possível ter uma melhor qualidade de vida", afirma o alergologista Waldemir Antunes, da Asbai.

O tratamento preventivo garante
mais qualidade de vida ao paciente
De acordo com a a fisioterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Asmáticos (Abra), Tânia Nein, “a asma é a quarta causa de internação hospitalar no país. O tratamento ainda é caro e difícil, pois muitos pacientes ainda não sabem usar os medicamentos corretamente. Metade do controle da doença está na respiração correta, no cuidado com o ambiente e no uso correto da medicação. Alem disso, muitos dos remédios para o tratamento da inflamação ainda não são distribuídos pelo governo”, contou.

O tratamento com antiinflamatórios ajuda a prevenir as crises e aplacar a inflamação dos brônquios, que causa a doença. Mas antes é preciso um acompanhamento médico, com diagnóstico minucioso para identificar qual o tipo de asma e o tratamento adequado para cada paciente.

A asma pode ser causada por fatores hereditários ou ambientais, como poluição do ar, inalação de fumaça e intoxicação. A prática de exercícios físicos também é uma boa maneira de prevenir a ocorrência de crises, pois os exercícios melhoram a capacidade pulmonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...