terça-feira, 25 de junho de 2013

Bomba inteligente de insulina promete melhorar o tratamento do diabetes tipo 1

Uma bomba de insulina inteligente que permite ser programada para desligar quando os níveis de glicose no sangue estão baixos, reduzindo o risco de hipoglicemia durante a noite, é uma das novidades nas pesquisas para o tratamento do diabetes, apresentada no encontro anual da ADA (Associação Americana do Diabetes), em Chicago (EUA).

O sistema inclui o uso de uma bomba de insulina, um software específico e sensores para medir os níveis de glicose no sangue continuamente. Os pesquisadores acreditam que a descoberta pode permitir, no futuro, o desenvolvimento de um pâncreas artificial.


A bomba de insulina inteligente promete melhorar a qualidade de vida de pacientes com diabetes tipo 1 que sofrem com a hipoglicemia noturna, pois para de enviar insulina para o organismo duas horas após um determinado nível de glicose no sangue. 

Uma pesquisa foi realizada com 247 diabéticos tipo 1 por três meses, sendo que 121 pacientes usaram o sistema de ''pâncreas artifical''. Os resultados mostraram que o uso da bomba diminuiu em 32% a hipoglicemia noturna e em 38% a duração e a gravidade das crises. Uma crise de hipoglicemia durante a noite é de grande preocupação para diabéticos do tipo 1, pois pode levar à inconsciência, convulsão e até a morte enquanto o paciente dorme.

O tratamento ainda não está disponível, mas já foi submetido à analise no FDA (Food and Drug Administration). Os cientistas pretendem agora desenvolver novas programações para que a bomba seja capaz de adicionar mais insulina quando os níveis de glicose no sangue estiverem altos, controlando a glicemia de maneira inteligente também durante o dia.

Pessoas que vivem com diabetes tipo 1 devem controlar rigorosamente seus níveis de glicose no sangue para garantir permanecem dentro de valores equilibrados. O controle adequado do diabetes ajuda a evitar graves complicações da doença como a cegueira ou a insuficiência renal.

Fonte: Uol Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...