Gripe e resfriados são doenças virais e vão muito além de um simples espirro. Embora os sintomas sejam semelhantes, os da gripe são bem mais intensos. Há até uma regra prática para distinguir uma enfermidade da outra. Se a pessoa foi trabalhar apesar do nariz escorrendo, do peso na cabeça e da irritação na garganta, não está com gripe, está resfriada. A gripe derruba a pessoa, deixa-a de cama, sem a menor condição de sair de casa e trabalhar.
quarta-feira, 26 de junho de 2013
terça-feira, 25 de junho de 2013
Bomba inteligente de insulina promete melhorar o tratamento do diabetes tipo 1
Uma bomba de insulina inteligente que permite ser programada para desligar quando os níveis de glicose no sangue estão baixos, reduzindo o risco de hipoglicemia durante a noite, é uma das novidades nas pesquisas para o tratamento do diabetes, apresentada no encontro anual da ADA (Associação Americana do Diabetes), em Chicago (EUA).
O sistema inclui o uso de uma bomba de insulina, um software específico e sensores para medir os níveis de glicose no sangue continuamente. Os pesquisadores acreditam que a descoberta pode permitir, no futuro, o desenvolvimento de um pâncreas artificial.
sexta-feira, 21 de junho de 2013
No Dia Nacional de Prevenção à Asma, médicos destacam a importância do tratamento preventivo
A asma causa a internação de 400 mil pessoas ao ano no Brasil |
quarta-feira, 19 de junho de 2013
13 alimentos que auxiliam a saúde dos diabéticos
Já no diabetes tipo 2, o pâncreas ainda produz a insulina, mas ela não tem uma grande efetividade, fazendo com que o nível de glicemia fique mais alto no sangue do que o normal, podendo também levar a várias complicações futuras, como neuropatia, retinopatia, doenças cardiovasculares, entre outras doenças graves.
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Super-heróis dão força a crianças em tratamento contra o câncer
Video apresenta a Superfórmula, um tratamento que está ajudando as crianças na luta contra o câncer
Criança não deveria nunca ficar doente. Se para nós adultos já é difícil sentir dor, receber injeção e ter que tomar remédio, imagina para os pequenos? Nada fácil. Pior ainda quando uma criança é acometida por uma doença difícil como o câncer, que envolve um tratamento demorado, doloroso, com diversos efeitos colaterais e muitas internações. É preciso usar de muita psicologia e sensibilidade para dar força aos pequeninos e ajudá-los a acreditar no tratamento e na cura - afinal, a cura do câncer ultrapassa mais de 80% na maioria dos tumores.
sexta-feira, 14 de junho de 2013
Dia Mundial do Doador de Sangue alerta sobre a necessidade de mais doadores no Brasil
"Seja para quem for, seja um doador" é o slogan do Dia Mundial do Doador de Sangue em 2013 (Imagem: Divulgação) |
imagem: Divulgação |
No Brasil, a cada dois minutos uma pessoa precisa de sangue. Uma bolsa de sangue de 450 ml ajuda a salvar a vida de outras quatro pessoas, geralmente vítimas de acidentes, mães com complicações durante o parto ou a gravidez, crianças anêmicas e pacientes com câncer.
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Um amor correspondido faz bem à saúde!
Compartilhar os momentos bons e ruins da vida, dar e receber
carinho, ter companhia e poder contar com a outra pessoa, dividir sentimentos, desabafar... Segundo
especialistas, um relacionamento afetivo traz muitos benefícios para a saúde física e emocional. Amar e ser amado ajuda a pessoa mudar de rotina
para melhor, ficar mais preocupada com a aparência, se alimentar bem e encarar
o mundo de uma forma mais positiva.
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Pesquisa revela ranking das profissões que mais engordam
Ficar o dia todo sentado em uma mesa de escritório pode ter
um estranho efeito colateral: fazer você crescer para os lados! Esse fenômeno
tem ocorrido frequentemente com assistentes administrativos, e eles não são os únicos a ganhar peso no trabalho, revela um novo estudo.
A empresa Jobsearch CareerBuilder - com unidades em vários países, mas não no brasil - entrevistou 3.600 trabalhadores e criou um ranking dos empregos que mais engordam.
1- Assistentes administrativos
2- Engenheiros
3- Professores
4- Enfermeiros
5- Técnicos de TI
6- Advogados e outros profissionais da lei
7- Operadores de máquina ou operários de fábrica
8- Cientistas
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Comida Divertida para as Crianças
Por volta dos dois anos, as crianças passam a selecionar e rejeitar mais os alimentos. Paciência e criatividade são o segredo para conquistá-las (Imagem: Hugh Miller / Saatchi Heckler) |
De acordo com os especialistas em alimentação infantil, o segredo para fazer seu filho comer melhor e de forma saudável está na persistência e na criatividade. O exemplo dos pais também é muito importante, mas ainda assim, nem sempre é fácil conquistar o paladar e o interesse das crianças para comer bem.
O pediatra Sergio Spalter, autor do blog "Cozinhando com o Dr. Spalter", dá dicas importantes sobre alimentação e nutrição infantil. Segundo ele, uma feliz coincidência é que por volta dos 2 anos a criança passa a estranhar alguns alimentos que antes aceitava normalmente. Mas nessa fase ela também começa a exercitar mais a fantasia. Portanto, trazer mais imaginação e diversão para a hora das refeições pode ajudar muito as mães que tentam a todo custo estimular os pequenos a comer melhor. Confira algumas dicas que separamos para você:
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Kit Fissura: alimentos que ajudam a parar de fumar
Segundo o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD), é possível controlar as crises de vontade de fumar. A crise dura de 1 a 5 minutos, e a maior recomendação é lembrar que o desconforto vai durar apenas um curto período. Existem algumas dicas para enfrentar esses momentos sem ceder à vontade de voltar a fumar:
- Beber água, respirar profundamente, se possível com os olhos fechados. É um exercício respiratório que ajuda a relaxar.
- Montar e ter sempre à mão um "kit fissura": porções de alimentos como cravo, canela em pau, passas de uva, damasco picado, semente de abóbora ou casca de laranja seca no forno, legumes crus (cenoura, erva-doce ou pepino cortado em palito), frutas, cristais de gengibre, balas e chicletes dietéticos, bolachas de água e sal e barras de cereal light.
Assinar:
Postagens (Atom)