terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dia Mundial de Combate ao Câncer

O câncer, também chamado de neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar para outras regiões do corpo. O câncer tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como o ambiente em que a pessoa vive; ou também por fatores internos, que na maioria das vezes estão geneticamente predeterminados.



Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos, sendo alguns deles bem conhecidos como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, vírus que podem causar leucemia, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos e fatores ocupacionais.
O câncer não é só uma enfermidade de países desenvolvidos e populações ricas. A doença se converteu em uma epidemia global, que afeta todas as faixas etárias e níveis socioeconômicos, com graves consequências sociais, econômicas sobre o desenvolvimento e os direitos humanos. Todavia, é possível prevenir até 30% dos casos de câncer com estratégias adequadas e cada vez são mais os pacientes com câncer que podem ser tratados de maneira efetiva e curados.

O tratamento do câncer pode ser feito através de quimioterapia, na qual são utilizados vários medicamentos para combater o tumor; radioterapia, na qual se utilizam radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células continuem se dividindo; ou transplante de medula óssea, indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. 

O Dia Mundial do Câncer trata de promover uma abordagem de toda a sociedade, que inclua governos, instituições acadêmicas, organizações não governamentais, o setor privado e os pacientes, entre outros, para impulsionar os esforços de prevenção e controle do câncer. O Dia Mundial do Câncer, instituído em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer - UICC, é celebrado todo dia 4 de fevereiro com apoio do INCA. A data tem como objetivo chamar a atenção das nações, líderes governamentais, gestores de saúde e do público em geral para o crescimento do câncer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...