Uma pesquisa divulgada pelo Instituto do Diabetes e Coração Baker, em Melbourne, na Austrália, mostrou que o suco de beterraba é um ótimo aliado de quem tem hipertensão.
Um único copo de suco pode reduzir a pressão arterial sistólica (o maior valor que aparece quando se mede a pressão) em até 5 pontos, em poucas horas. Essa pequena mudança pode reduzir cerca de 10% das mortes por problemas cardíacos.
15 homens e 15 mulheres participaram da pesquisa, tomando 500 gramas de suco de beterraba com maçã (contendo cerca de ¾ de beterraba), e sendo monitorados por 24 horas. Duas semanas depois, a observação se repetiu e confirmou a tendência de queda na pressão arterial sistólica seis horas após a ingestão do suco de beterraba.
Outro fato interessante é que a redução da pressão foi maior nos homens: cerca de 4,7 pontos. A pesquisadora Leah Coles explica que o fato algumas mulheres usarem contraceptivos orais pode dificultar mais a redução da pressão.
Ela esclarece ainda que o nitrato, presente em alta concentração na beterraba, é o responsável pelo efeito. Após a ingestão, os sais presentes em alimentos como a beterraba e vegetais de folhas verdes são transformados em óxido nítrico dentro do organismo. Esse elemento relaxa os vasos sanguíneos e depois os dilata, melhorando o fluxo do sangue e reduzindo a pressão arterial.
A beterraba também é rica em ferro e vitamina C |
Outros benefícios
A beterraba ainda é fonte de vitamina C e ferro, auxiliando no tratamento da anemia. Também é mais nutritiva se consumida crua em vez de cozida, pois boa parte dos nutrientes e fibras pode se perder durante o cozimento.
Cada cem gramas de beterraba contém cerca de 40 calorias. Porém, apesar de pouco calórico, o alimento é fonte de açúcares, devendo ser consumido com moderação por quem tem diabetes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário!