27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada em 1988 pelo Ministério da saúde, para reforçar à população informações sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. A data lembra ainda a importância das entidades de combate ao câncer, que fazem um trabalho muito valioso, se mobilizando em educar e ajudar as pessoas na prevenção e tratamento da doença.
Pensando nisso, a Massao Drogarias separou para você 10 dicas fornecidas pelo Instituto Nacional do Câncer para reduzir os seus fatores de risco.
- Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer.
- Tenha uma alimentação saudável: isso pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Abuse das frutas, legumes, verduras e cereais, e evite alimentos com excesso de açúcar, gorduras, sódio e enlatados. Carnes vermelha ou processada também devem ser evitadas.
- Faça 30 minutos de atividades física, leve ou moderada, pelo menos 5 vezes na semana.
- Não abuse de bebidas alcoólicas!
- Homens entre 50 e 70 anos devem fazer exames preventivos contra o câncer de próstata.
- Mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exames preventivos ginecológicos.
- Mulheres com 40 anos ou mais devem fazer exames para diagnóstico de câncer de mama.
- Recomenda-se que pessoas com mais de 50 anos façam exames para diagnóstico de câncer intestinal.
- Use sempre filtro solar e evite exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10h e 16h.
- Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.
Fique atento e cuide da sua saúde. Se perceber qualquer sintoma anormal em seu corpo, procure um médico logo. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura no tratamento.
Qual é a causa do câncer?
As causas de câncer são muito variadas. Podem ser externas, causadas pelo meio ambiente ou por hábitos de vida, ou internas, por pré-disposição genética. Podem, ainda, estar relacionada à capacidade interna do organismo de se defender das agressões externas.
80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Muitos deles já são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão e sol em excesso pode causar câncer de pele, por exemplo. Sabe-se ainda que o envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam o risco de uma transformação maligna. As células das pessoas idosas também já foram expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, aumentando a incidência da doença nestes indivíduos. Mas muitas causas ainda são completamente desconhecidas.
Apesar disso, existem fatores de risco bem conhecidos que devem ser evitados. Veja abaixo 10 dicas para se proteger do câncer.