segunda-feira, 15 de julho de 2013

Como manter o bom humor no dia a dia





Quem vive de bom humor vive melhor. Sorrir e levar a vida com mais leveza rejuvenesce, relaxa, abre caminhos. Os bem-humorados se desgastam menos. Já o mal humor envelhece, traz tensão, dificulta os relacionamentos, podendo prejudicar até a saúde.

Pessoas otimistas e bem-humoradas se recuperam mais rápido de problemas de saúde ao passo que o comportamento ranzinza, pessimista e triste pode até mesmo agravar uma doença.

É difícil dar fórmulas para o bom humor. Geralmente essa postura diante da vida faz parte da personalidade que se forma desde a infância, vem de dentro, do coração. Mas alguns caminhos podem nos ajudar a observar nossos hábitos e viver melhor.

  • Se alguém irritou você, conte até dez. Muitas vezes, este é o tempo que precisamos para refletir um pouco e dar uma resposta mais tranquila e apropriada, mesmo quando somos nós os ofendidos. Assim, evitamos discussões desnecessárias que deixam todo mundo irritado.
  • Evite discutir assuntos controversos ou desagradáveis antes das refeições. Muitas pessoas ficam extremamente mal humoradas quando estão com fome. O mau humor contagia facilmente e a chance de uma briga aumenta.
  • Após aborrecimentos, é aconselhável caminhadas e banhos de mar, rio, piscina ou chuveiro. A água descarrega, afaga, relaxa, limpa, às vezes, até a alma.
  • Procure não estabelecer metas muito ousadas ou pouco factíveis para cumprir ao longo do dia. Decida com tranquilidade e faça só o que for possível! Muitas vezes ficamos de mau humor porque não deu tempo de executar todas as tarefas. Dá um sentimento de frustração difícil de aguentar. Respeite seus limites!
  • Foque sua atenção nos resultados positivos. A tendência do ser humano é valorizar as experiências ruins. Aprenda a rir de si mesmo e a se perdoar ainda que a vida não esteja sendo aquela maravilha. Seja menos severo com você e com os que estão ao seu redor. Todos têm limitações.
  • Não confunda bom humor com sarcasmo ou ironia. O bom humor é leve, já a ironia fere. Ter bom humor também não é necessariamente ser engraçado. A pessoa introvertida pode ter bom humor porque aprende a sorrir. O humor se refere principalmente à arte de viver bom consigo mesmo.
  • Perceba que, as pessoas se aproximam muito mais de você. Ninguém quer ficar perto de alguém carrancudo. O mau humor amarga as relações! Fuja dele!
  • Bom humor é leveza e alegria de viver! Deixe a vida mais suave, cuide mais de você, da sua saúde. Brinque mais, ame mais, cultive amizade e sua vida ficará mais leve e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...