quarta-feira, 26 de junho de 2013

Entenda as diferenças entre gripe, resfriado e rinite alérgica




Gripe e resfriados são doenças virais e vão muito além de um simples espirro. Embora os sintomas sejam semelhantes, os da gripe são bem mais intensos. Há até uma regra prática para distinguir uma enfermidade da outra. Se a pessoa foi trabalhar apesar do nariz escorrendo, do peso na cabeça e da irritação na garganta, não está com gripe, está resfriada. A gripe derruba a pessoa, deixa-a de cama, sem a menor condição de sair de casa e trabalhar.



  • A rinite Alérgica é um problema muito comum que também costuma ser confundido com a gripe ou com o resfriado. Na rinite, os sintomas se manifestam especialmente no nariz que fica obstruído, com secreção, e a pessoa espirra várias vezes durante certo período de tempo.

  • Já no resfriado, os sintomas são parecidos com os da rinite alérgica, mas vão além. A pessoa também sente uma leve dor ou irritação na garganta causada por uma faringite branda, febre discreta (37º e fração) e um pouco de mal-estar. Esses sintomas persistem durante três ou quatro dias e vão desaparecendo espontaneamente. Quem está resfriado não interrompe suas atividades, sejam elas de caráter físico ou intelectual. Apenas o desconforto do nariz incomoda e exige pausas para a higiene nasal adequada.
    Entre os vírus que provocam resfriado, estão os rinovírus (só este grupo tem mais de 100 tipos diferentes), os coronavírus e alguns dos mais antigos e conhecidos vírus da medicina. Contra esses vírus, vamos adquirindo imunidade, mas permanecemos com potencial para desenvolver a doença se entrarmos em contato com qualquer um dos demais.


  • Na gripe, o quadro é diferente. A pessoa obrigatoriamente tem febre que não ocorre em picos isolados e ultrapassa 38,5º, às vezes chegando aos 40º. Quem está com gripe fica vários dias com febre e tem um comprometimento geral importante. Dores no corpo e na cabeça e mal-estar intenso comprometem a atividade física e intelectual. O vírus da gripe também não se manifesta apenas na rinofaringe, mas em toda a árvore respiratória: na traqueia, brônquios e eventualmente nos pulmões. Portanto, trata-se de uma doença de maior extensão e intensidade, sobretudo para as pessoas debilitadas. A gripe pode causar complicações graves e, eventualmente, morte, o que não ocorre nos casos de resfriados e rinite alérgica. 

  • Os vírus que causam a gripe são chamados de vírus influenza e se caracterizam por estar em permanente mutação ou recombinação genética. Neste último caso, não temos defesa nenhuma contra esse vírus e existe até mesmo o risco de uma pandemia, quando a epidemia de gripe atinge populações de diversos países.


Como a pessoa deve agir quando está com gripe ou resfriado?

De acordo com o médico João Silva de Mendonça, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, o que uma pessoa que está com gripe ou resfriado mais precisa é repousar e beber líquidos para garantir uma boa hidratação, a fim de umedecer as secreções para que sejam mais facilmente expelidas. Também deve-se buscar alívio sintomático. Pode tomar analgésicos e antitérmicos, com recomendação para evitar o ácido acetilsalicílico e dar preferência ao paracetamol e à dipirona, se tiver febre e dor. Pode também usar descongestionantes nasais para afastar o desconforto do nariz obstruído e, na fase de tosse produtiva, xaropes que fluidifiquem a secreção para facilitar sua eliminação.


Porém mais importante do que medicamentos, a hidratação é fundamental. Muito do mal-estar da gripe e resfriado pode ser atribuído à má hidratação. A pessoa tem dor de garganta e deixa de tomar líquidos. A febre alta também aumenta a perda de líquido pela transpiração. 

Por isso, é preciso se cuidar e se hidratar bem. Pode ser com água, sucos e outros líquidos que, além de boa hidratação, deem um mínimo de suporte calórico. Se os sintomas persistirem, especialmente com febre alta e dificuldades na respiração, procure um médico que poderá prescrever um tratamento adequado.

Fonte: Dr. Drauzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...