segunda-feira, 27 de maio de 2013

Quem para de fumar pode ganhar até nove anos a mais de vida



Pense em quantas coisas boas aconteceram em sua vida na última década. Imagine agora tudo que você deseja viver, fazer e conquistar nos próximos dez anos. Uma década é um tempo muito precioso de vida! E é esse tempo que um fumante pode perder em troca do seu vício: fumantes morrem, em média, 10 anos mais cedo do que não fumantes.

Ok, não é surpresa para ninguém que o cigarro faz mal à saúde e pode causar doenças graves. Mas os números divulgados recentemente ainda impressionam: o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Mas quem fuma não gosta nem de saber disso, não é?

No entanto, uma notícia pode animar os fumantes a largar o vício: abandonar o cigarro entre os 30 e 40 anos de idade pode lhe devolver até nove anos de vida. Já para as pessoas entre 40 e 50 anos, é possível ganhar até seis anos a mais. É um esforço que vale a pena.



As conclusões são resultado de uma grande pesquisa feita entre 1997 e 2004, com 113.752 mulheres e 88.496 homens fumantes e ex-fumantes, com mais do que 25 anos, feita pelo Centro para Pesquisa em Saúde Global de Toronto, no Canadá.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular. 

Outras doenças também são relacionadas ao uso do cigarro: aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.

No Brasil, 200 mil pessoas morrem precocemente a cada ano devido às doenças causadas pelo tabagismo, e o número não para de aumentar. No mundo todo, as mortes por causa do cigarro chegam a 4,9 milhões de mortes anuais.

Por esse motivo, um grupo de profissionais da saúde composto por enfermeiras, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e até pastores se organizou para ajudar no combate à dependência do cigarro. O projeto oferece orientações com palestras e cursos gratuitos para quem deseja ajuda parar de fumar. 

Medicamentos naturais e estilo de vida podem ajudar muito, como tomar um copo de suco de laranja todas as vezes que surgir a vontade de fumar, fazer caminhadas e evitar bebidas estimulantes como café.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 96269-8122 ou 0800 61 1997, ou ainda pelo site do Inca.

Existe tratamento, apoio e orientação acessível, mas uma condição essencial só depende do fumante: a vontade de parar.

Um comentário:

  1. Acho estranho estou sem fumar a 3 dias sem remédio, e o que esta diminuindo a fissura e tomar café, muito café pois cortar os dois de uma só vez e mais difícil, sou viciado nos dois então cortei o cigarro e toda vez que da vontade de fumar tomo um copo de café e a vontade fica controlada.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...